Amantes Da Ferrovia

Apaixonados por trem

O que vocês mais valorizam em um passeio turístico envolvendo trens?

Olá pessoal!

Eu gostaria de saber o que vocês mais se interessam quando o assunto é passeio de trens. O que faz um passeio de trem ser inesquecivel? Seus interesses no geral, quais mordomias vocês acham válidas, informações que o guia passa, detalhes no trem, etc.

Abraço

Exibições: 898

Responder esta

Respostas a este tópico

Pra mim é o custo benefício. Não dá pra ir em uma viagem extremamente cara que oferece apenas umas poltronas bonitas. Se for caro, tem que ser O passeio.
O trajeto é o mais importante.... a paisagem... a natureza... Isso é o que importa, o que tem do lado de fora do trem!! O ar puro, das montanhas, da serra, dos rios... Exitem paisagens que só são vistas de dentro de um trem! estas lembranças é que são inesquecíveis pra mim.
Eu, Hélio dos Santos Pessoa Júnior, valorizo intensamente a história da linha férrea, através da qual os passeios turísticos são realizados e, valorizo intensamente, também, as paisagens, a natureza exuberante de muitas dessas viagens. No caso do Trem das Montanhas Capixabas, por exemplo, a via férrea que ele utiliza é a linha da antiga Estrada de Ferro Leopoldina, uma antiga ferrovia construída no final do século XIX, mais especificamente, no ano de 1872, a partir de Porto Novo do Cunha, seguindo em direção à Santa Rita de Meia Pataca (atualmente, Cataguases - MG) e depois em direção à cidade que lhe deu nome, a cidade de Leopoldina (BUZELIN, José Emílio de Castro Horta; SETTI, João Bosco; Ferrovia Centro Atlântica - Uma Ferrovia e suas raizes - 2001 - pg. 62). Controlada numa época, pelos ingleses, com o nome Leopoldina Railway Company (Companhia de Estrada de Ferro Leopoldina) após várias fases de sua história, mudou o nome para Estrada de Ferro Leopoldina, em 1950, ao ser passada para os domínios do Governo Federal Brasileiro, pelo Ministério de Viação e Obras Públicas (Buzelin, 2001). A paisagem cortada pelo Trem das Montanhas Capixabas possui belíssimos cenários naturais, entre penhascos e cachoeiras encantadoras!
Anexos
Além de admirar as paisagens , a natureza , a alegria das pessoas nos passeios , gosto muito de ver as máquinas funcionando . O mecanismo da Maria Fumaça , o som do vapor empurrando os pistões são incríveis ! Também admiro as locomotivas modernas com seus potentes motores de 2 tempos com barulho característico .
Na minha opinião, um passeio envolvendo trem merece destaque pela exclusividade. Vou explicar melhor: Um tipo de trem exclusivo, um roteiro único, etc. Eu valorizo aquilo que faz o passeio de trem ser único, dessa maneira, cada trem tem sua caracterísitca peculiar, o que o torna exclusivo. Se fosse para ficar num "lugar comum", eu pegaria um trem urbano !!!!
Fazer um passeio turístico de trem é muito mais que simplesmente estar em um meio de transporte qualquer! É poder apreciar as belas paisagens e todos os atrativos do trajeto, isso para mim é o mais importante!
Eu admiro o trajeto, a lugares que so é possivel acessar somente pela ferrovia, a velocidade cadenciada do trem permite que voce não perca nenhum detalhe, voce passa hora em quintais, hora rente a janela das casas, e por onde passe há sempre alguém acenando.
As canções de Miltom Nascimento e Fernando Brant exprimen todo o sentimento de quem viaja ou vive a onde passa ou passava a ferrovia.
Mande notícias
Do mundo de lá
Diz quem fica
Me dê um abraço
Venha me apertar
Tô chegando...

Coisa que gosto é poder partir
Sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
Quando quero...

Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega prá ficar
Tem gente que vai
Prá nunca mais...

Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai, quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim chegar e partir...

São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem
Da partida...

A hora do encontro
É também, despedida
A plataforma dessa estação
trem de turismo tem qui ser com vagao de madeira e loco a vapor, lugar longe e não perto, com preço justo. sai de manha e vouta só a tarde, paisagens com muitas montanhas, rios, cachoeiras, pontes, viadutos, parada de 10 min em cada estação!
Exemplo: o passeio Paranaguá-Curitiba é quase perfeito.
O preço da tarifa é justo.
A paisagem é belíssima.
A ferrovia é mais do que histórica.
O atendimento é excelente.
Os vagões são confortáveis.
Só não é perfeito porque não é uma maria-fumaça que puxa a composição!
Abraços.
SE TRATANDO EM TREM OU SEJA AINDA SE FOR DE MARIA FUMAÇA, SERIA O RESGATE DO PASSADO ONDE O PASSEIO DE TREM ERA O MAIS IMPORTANTE E GOSTOSO PELO OS LUGARES, AS PAISAGENS UM TURISMO NO MEU CONCEITO UM DOS MAIS BONITOS. POIS HOJE EU E MEU COLEGA DE CURSO EM TURISMOI ESTAMOS MONTANDO UM PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DA MARIA FUMAÇA QUE NOS JÁ TEMOS EM NOSSA CIDADE PARA QUE ELA VOLTE A FUNCIONAR NOS TRILHOS TRAZENDO TODA MAGIA QUE ELA TEM.
Um passeio de trem não pode deixar de ter paisagens maravilhosas , além de poltronas bem confortáveis e vagões espaçosos para facilitar a circulação .Janelas amplas para que a viagem seja melhor apreciada e ar condicionado são também itens importantes que contribuem para o bem -estar do viajante. Um discreto guia que informe os pontos principais do trajeto também será benvindo. Pode ter cabine , leitos e restaurante no caso de um longo percurso. E se a locomotiva for a vapor ,aí é o máximo!
A parte histórica!

Responder à discussão

RSS

Publicidade

Membros

Música

Carregando...

© 2017   Criado por Amantes da Ferrovia.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço