Amantes Da Ferrovia

Apaixonados por trem

Um dos objetivos do Projeto Ferrovia Oeste de Minas é reunir documentação sobre a EFOM, visando a criação de um acervo documental ferroviário que estará disponível para consultas dos interessados, no site do instituto www.ihgsaojoaodelrei.org.br, portanto, pedimos indicar referências bibliográficas ( teses, artigos, publicações ) sobre o tema .

email para Tatiane Estevam de Souza
Equipe de produção do Projeto

documentario.ihg@gmail.com

Exibições: 44

Responder esta

Respostas a este tópico

Bruno depois precisamos conversar sobre seu projeto, pois acredito que vai de encontro com muita coisa que estamos fazendo por aqui.

abraço

Mori

"CIRCUITO FERRVIÁRIO VALE VERDE" <cfvv.suldeminas@gmail.com>,

Cesar boa tarde
Esse projeto não é meu
É do INSTITUTO HISTORICO E GEOGRAFICO DE
São João Del Rei
Mais eu tambem me por esse projeto, pois não é facil encontrar esse tipo de informação sobre ferrovias mineiras

Estes vídeos contaram com o apoio do Núcleo de Estudos Oeste de Minas da ABPF.

Bruno te dou uma dica:

arrume um parceiro para sair a campo e catalogar tudo, que voces acharem sobre o leito, pontes, túneis e estações da EFOM de bitola 0,76 tanto nos trechos erradicados entre Antônio Carlos e Tiradentes, São João e Aureliano Mourão! a transformação para métrica e as variantes construídas entre Aureliano Mourão e Divinópolis, mais os trechos erradicados entre Divinópolis Martinho Campos e Martinho Campos e a Barra do Paraopeba (esta última estação será impossível revê-la pois está submersa pela represa de 03 marias! Faça isso! catalogue tudo, tire fotos de todos os ângulos possíveis e descreva a situação de conservação do leito e pontes sem os trilhos (trechos erradicados) e também as estações! lembre-se também de catalogar os ramais de Itapecerica, Cláudio e Águas Santas seguindo o mesmo roteiro, pois ambas eram em bitola 0,76! e sobre o que restou da bitolinha entre Tiradentes e São João faça a mesma coisa, demonstre como está a conservação dos trilhos e faça uma pesquisa de campo para saber se as pessoas gostariam de ver a EFOM totalmente reconstruída de Antônio Carlos à Aureliano Mourão e também de Divinópolis até onde o leito não foi submerso pelas águas da represa 03 marias! seja firme e conciso! demonstre o caráter turístico e ambiental do projeto! 

é um projeto ambicioso, sei disso, mas "uma longa viagem começa com o 1° passo"!

se for apertado para voce monte uma equipe com mais pessoas de forma voluntária, que abrace de corpo e alma o projeto!

eu já estou fazendo o mesmo com a extinta EFP - Estrada de Ferro Paracatu e vou a campo junto com mais um amigo meu catalogar tudo: túneis, pontes, Estações, paradas...

por enquanto será entre Bom Despacho e o ponto final da linha na Barra do Funchal no município de Serra da Saudade! depois vou continuar até chegar na estação inicial em Azurita e coincidentemente vou catalogar o Ramal de Pitangui que tinha a bitola 0,76 da EFOM e o 3° trilho da métrica Paracatu! aliás vou catalogar o entroncamento que ocorria na estação Velho da Taipa entre a bitola da EFOM 0,76 e a EF Paracatu - métrica, no município de Pitangui! a minha idéia é recuperar para fins turísticos todo o Ramal de Paracatu, Ramal de Pitangui e unir forças com a revitalização integral da EFOM! já imaginou o movimento turístico!

voce vai encontrar muito político rindo da sua cara e prefeito debochando! 

mas não se cale e nem interrompa seu projeto e as sugestões que te dei agora e voce verá que RESULTADO FANTÁSTICO teremos no futuro!

persevere e tenha ânimo! voce vai conseguir!

mas atenção:

siga as minhas dicas! não fique focado apenas entre Tiradentes e São João Del-Rei, pois a EFOM original era muito maior e importante do que está lá naquele museu da estação!

então mãos a obra!

Responder à discussão

RSS

Membros

Comunidades

Música

Carregando...

Últimas atividades

Anderson Nascimento comentou o vídeo de benedito pinto alvarenga
58 minutos atrás
carlos roberto batista de meneze postou um status
"estou Curtindo as ultimas dos trens até agora, mas agora vamos descançar o relogio parece um trem Bala nunca para! muito boa noite,"
1 hora atrás
Ícone do perfilWaldemar Gebauer, Willian Medrado Miranda, Gladys e mais 9 pessoas entraram em Amantes Da Ferrovia
1 hora atrás
Anderson Nascimento comentou a postagem no blog EXCLUSIVO: Super Via espera sinal verde do Governo RJ para reconstrução do ramal Santa Cruz - Itaguai para passageiros de Lui Phelipe AMANTE DE FERROVIAS
1 hora atrás
carlos roberto batista de meneze deixou um comentário para Amantes da Ferrovia
1 hora atrás
benedito pinto alvarenga postou um vídeo

CEMITÉRIO DE TRENS

O que restou da história da ferrovia em nosso Estado
2 horas atrás
josé campos netto comentou a foto de josé campos netto
2 horas atrás
luis eduardo alves da vitoria comentou o vídeo de Roque Coser
3 horas atrás

© 2012   Criado por Amantes da Ferrovia.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço