Amantes Da Ferrovia

Apaixonados por trem

No século 19, as primeiras locomotivas de ferrovia eram movidas por vapor, normalmente gerado queimando carvão em suas fornalhas. Esse tipo de locomotiva foi de longe a mais comum na época, sendo muito usada até o fim da Segunda Guerra Mundial.

Modelo construido por Thevithick


A primeira locomotiva a vapor foi construida por Richard Thevithick (sendo que o primeiro teste foi feito em 21 de fevereiro de 1804), mas demorou alguns anos até o design da locomotiva se tornar economicamente viável. Nos 150 anos em que os motores à vapor foram usados, a tecnologia foi sendo melhorada e atualizada, sendo que diversos tipos de mudanças aconteceram nos modelos de trens durante os anos.

Um exemplo de evolução de tecnologia nas locomotivas a vapor é a implementação de medidores de pressão da fornalha. As primeiras locomotivas não tinham medidores de pressão para alertar dos eventuais riscos, o que sem dúvida causava preocupação. Com o tempo, foram instalados os medidores, como na foto abaixo.


O record de velocidade de uma locomotiva a vapor é do modelo LNER Class A4 4-6-2 Pacific da LNER do Reino Unido, que durante o record estava puxando 6 vagões, e alcançou 203 km/h. Depois disso, a Alemanha fez esforços para chegar nesse padrão, sendo que eles conseguiram chegar velocidades muito próximas ao record da LNER. Devido as limitações de manter a locomotiva bem presa e segura nos trilhos e dificuldades de lubrificação do motor, essa velocidade de 203 km/h foi vista como velocidade máxima atingida possível a ser atingida com um trem.

Depois da metade do século 20, locomotivas movidas a energia elétrica e a disel começam a substituir as antigas locomotivas de vapor. As locomotivas a vapor eram muito inferiores aos modelos modernos movidos a diesel e energia elétrica. A quantidade de pessoas necessárias para controlar uma locomotiva moderna era muito menor, e o custo benefício no geral era bem menor e viavel. No final da década de 60-70, a maioria dos países ocidentais já tinham substituido os motores de vapor nos modelos destinados a passageiros. As locomotivas de transporte de carga no geral foram substituidas com menos pressa. Outros modelos como as locomotivas movidas a energia a gás foram testadas nessa época, mas não com muito sucesso, principalmente por causa do alto custo do gás.

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Tags: energia, história, movido, trem, vapor

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Comentário de macario souza de araujo em 26 fevereiro 2010 às 10:11
MUITO BOM ESTUDAR A CIÊNCIA PASSADAS!
GOSTEI!

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